Tocantina: XX congresso debate a luta de classe…

A Regional Tocantina do Sintepp reuniu-se nos dias 7, 8 e 9|11 no município de Oeiras do Pará para debater a luta de classe no fortalecimento da educação de qualidade com autonomia dos espaços escolares.

Nota da Regional

Em 2013 o Movimento Estudantil acordou o Brasil com os atos de rua, que no primeiro momento foram intitulados Movimento pelo Passe Livre, sendo abraçado pelos trabalhadores e pela população que passarão a exigir a melhoria na Educação, Saúde, Transporte, Segurança Publica e Infraestrutura. Isso fez com que a pressão no Congresso Nacional onde o debate do PNE se arrastava desde 2011, e que não aceitavam instituir os 10% do PIB para a educação.

Este ano o Brasil está em crise. A economia segue estagnada, a inflação já ultrapassou a casa dos 60% e a cada dia mais os trabalhadores sentem no bolso. Os tímidos reajustes do salário mínimo logo são engolidos pelos altos preços da cesta básica, das tarifas de transporte, de água, de energia, de telefone e etc.

Se não bastasse tudo isso, vimos enfrentando os desmandos e autoritarismo dos governos estadual e municipais na região. Na rede estadual enfrentamos um caos na lotação dos professores, principalmente no sistema modular de ensino, que só foi corrigido depois de muita luta. Nos municípios os problemas são diversos, para isso basta um olhar nas greves que ocorreram nos municípios de Breu Branco, Baião, Tucuruí. Nas duas primeiras a Justiça considerou as mesmas como ilegais, demonstrando que os governos podem massacrar os educadores, mas ficou demonstrado que esses estão cansados da exploração.

Assim o XX Congresso da Regional Tocantina do SINTEPP trás como tema ‘A luta de classe no fortalecimento da educação de qualidade com autonomia dos espaços escolares’. Onde Oeiras do Para foi o palco desse evento e onde estiveram presentes as Subsedes de Baião, Breu Branco, Cametá, Goianésia do Pará, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Novo Repartimento e Tucuruí.

A Coordenação Estadual, que participou da organização e contribuiu com os debates, parabeniza a organização sindical da Regional. 

© Copyright SINTEPP

Desenvolvido por Netozip