Nordeste II: Plenária de Salinópolis reafirma plano de lutas aprovado em Congresso e organiza a política sindical das Subsedes

Nos dias 17, 18 e 19|10, representantes dos municípios integrantes da Regional Nordeste II participaram a II Plenária dos (as) Trabalhadores (as) em Educação Pública, organizada pelo Sintepp, na cidade de Salinópolis.

Com o tema: “Fortalecer a luta e organização do Sintepp na Regional”, a atividade alcançou os objetivos de avaliar a implementação das resoluções aprovadas no congresso anterior e aprovou as resoluções que serão encaminhadas pela equipe de sistematização às instâncias superiores do sindicato.

Interagiram na atividade os (as) delegados (as) indicados (as) pelos municípios de Augusto Correa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Capanema, Nova Esperança do Piriá, Nova Timboteua, Ourém, Peixe Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Tracuateua e Viseu.

Capitão Poço e Garrafão do Norte justificaram ausência pela não disponibilidade de recursos neste momento, ao que as Coordenações Estadual e Regional já buscam uma alternativa para a reinserção dos (as) educadores (as) nas próximas ações do Sintepp.

Aos (as) organizadores (as) e participantes da II Plenária dos (as) Trabalhadores (as) em Educação Pública da Regional Nordeste II fica a indicação dos desafios para o próximo período. “A realização desta Plenária nos renova na responsabilidade com a luta em favor de uma educação pública com qualidade social e valorização profissional. Infelizmente estamos distantes disso. No entanto avaliar e identificar os problemas nos possibilita a reorganização e nos dá um horizonte de apontamento de soluções para tais desafios”, comentou Mateus Ferreira, Coordenador Geral do Sintepp, que compôs a mesa de Conjuntura.

Entre as deliberações está o compromisso com a continuidade da luta. “A avaliação e reafirmação do plano de lutas aprovado em nosso último Congresso Regional, ocorrido em Bragança, é um de nossos principais comprometimentos. Daqui a diante é organizar nossa política de enfrentamento aos desgovernos que negligenciam nossos direitos”, completou Mauro Borges, Coordenador Estadual, que também participou da organização da Plenária.

No dia 17, após a mesa de abertura e aprovação do regimento interno no início da noite, seguiu-se para realização de duas mesas, Conjuntura e Política Educacional e Financiamento da Educação, respectivamente.

No sábado (18), durante a manhã e tarde, os seguintes assuntos foram abordados nas mesas planejadas: Fundeb, Previdência, PCCR Unificado e organização sindical (CNTE e centrais sindicais). Para fechar o dia, a noite foi realizado um balanço das lutas.

No encerramento, que sobreveio na manhã do domingo (19), os (as) delegados (as) repassaram para a sistematização os informes do andamento da organização sindical e os desafios a serem superados pelas Subsedes nas unidades educacionais da Nordeste II.

Só conquista quem luta!

Junte-se a nos, venha para o Sintepp.