Conceição do Araguaia: garantia de inclusão…

Em greve há mais de mês os educadores de Conceição do Araguaia, na Regional Sul do Sintepp, resolveram em assembleia geral realizada no último dia 26.11 finalizar o movimento e manter o estado de greve.

A deliberação da categoria ocorreu depois que sindicato assinou acordo com o governo Zilma Souza (PCdoB), que contou com a mediação da promotoria local e da Câmara de vereadores.

Ainda havia divergência entre Sintepp e governo no Art. 51 do plano, porém os vereadores observando que a postura do governo em negociação era uma e no envio da minuta do PCCR para a Casa era outra e garantiram elaborar emendas para impedir que o governo agisse de má fé com a categoria. Nos dias 09 e 11.12 a demanda entra em pauta na Câmara e caso seja observada a necessidade ocorrerá mais uma sessão, prevista para o dia 15 do mesmo mês.

Na avaliação da Coordenação do sindicato a unificação do PCCR configura-se como um importante avanço, porém ainda aguarda-se posicionamento do governo quanto aos atrasos nos salários. O governo alega não ter como cobrir a folha com os recursos do Fundeb, e a secretária de educação municipal foi até Brasília para buscar soluções. A categoria cobrará o retorno.

A garantia de não descontos em cima da jornada de 100h do grupo do magistério e a conquista remuneração de classes e níveis para o pessoal de apoio também são vitórias demarcadas pela coragem dos (as) trabalhadores (as) em educação do município.

O Sintepp ainda espera que o Ministério Público Estadual se posicione quanto às denúncias de desvio de recursos da educação que levaram ao afastamento do prefeito Valter Peixoto (PT) e se manterá firme na organização sindical a fim de que a corrupção seja banida de Conceição do Araguaia.

Só conquista quem luta!    

© Copyright SINTEPP

Desenvolvido por Netozip