15 de outubro – dia nacional de luta em defesa da educação pública (feriado escolar)

A educação pública constitui um dos direitos sociais básicos do cidadão brasileiro consagrados no artigo 6º e 206 da Constituição Federal de 1988, que definem os princípios que norteiam o ensino público, como valorização dos profissionais da educação e planos de cargos, carreira e remuneração com ingresso somente através de concurso público.

A luta para tornar essa lei em algo real, palpável e atender às necessidades da população, que clama por serviços sociais de qualidade é um exercício que exige organização e mobilização social permanentes. Nos discursos a educação é prioridade, mas logo se tornam vazios e ficam carentes de substâncias morais e éticas, quando se fala em mais investimentos para o setor, deixado para segundo plano a construção do futuro melhor para as nossas crianças e jovens.

Nosso estado detém índices capazes de envergonhar qualquer cidadão, independente de seu grau de instrução, tal a importância da educação para a construção de uma nação, verdadeiramente, independente: temos o pior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no Ensino Médio do Brasil e o segundo pior Índice de Desenvolvimento Humano em Educação, reflexos da falta de políticas públicas eficiente voltadas à educação.

Assim, reafirmamos que nosso movimento não é apenas por salários, é também, pela defesa da educação pública, pois, estamos cansamos das propagandas enganosas feitas com o dinheiro público, enquanto convivemos com a falta de ventilação e climatização das salas de aula, de água potável, de espaços educacionais adequados, com banheiros sem condições de uso e materiais didático-pedagógicos insuficientes, sem falar na completa insegurança que assola a comunidade escolar.

Quando se comemora o Dia do Professor (15|10) gostaríamos de festejar a valorização de nossa profissão, porém, por conta de nossas condições de trabalho estamos nas ruas, mobilizados pela garantia de nossos direitos.

O Sindicato convida pais, responsáveis, alunos e demais trabalhadores do serviço público a somarem-se a nós nesta luta pela qualidade da educação pública como direito social fundamental.